sábado, 17 de setembro de 2011

Carreira versus Você

OS CINCO ESTÁGIOS DA CARREIRA
“Existem cinco estágios em uma carreira.
O primeiro estágio é aquele em que um funcionário precisa usar crachá, porque quase ninguém na empresa sabe o nome dele. No segundo estágio, o funcionário começa a ficar conhecido dentro da empresa e seu sobrenome passa a ser o nome do departamento em que trabalha. Por exemplo, Heitor de Contas à pagar. No terceiro estágio, o funcionário passa a ser conhecido fora da empresa e o nome da empresa se transforma em sobrenome. Heitor do Banco tal. No quarto estágio, é acrescentado um título hierárquico ao nome dele: Heitor, diretor do banco tal. Finalmente, no quinto estágio, vem a distinção definitiva. Pessoas que mal conhecem o Heitor passam a se referir a ele como "o meu amigo Heitor, diretor do banco tal". Esse é o momento em que uma pessoa se torna, mesmo contra sua vontade, um amigo profissional" .
Existem algumas diferenças entre um amigo que é amigo e um amigo profissional. Amigos que são amigos trocam sentimentos. Amigos profissionais trocam cartões de visita. Uma amizade dura para sempre. Uma amizade profissional é uma relação de curto prazo e dura apenas enquanto um estiver sendo útil ao outro. Amigos de verdade perguntam se podem ajudar. Amigos profissionais solicitam favores. Amigos de verdade estão no coração. Amigos profissionais estão em uma planilha. É bom ter uma penca de amigos profissionais. É isso que, hoje, chamamos networking, um círculo de relacionamentos puramente profissional. Mas é bom não confundir uma coisa com a outra. Amigos profissionais são necessários. Amigos de verdade, indispensáveis. Algum dia, e esse dia chega rápido, os únicos amigos com quem poderemos contar serão aqueles poucos que fizemos quando amizade era coisa de amadores.”
Texto de Max Gehringer, recebido através de email enviado por Espaço Cursos e Treinamentos, de Araçatuba.
 FATO: Sempre seremos aquilo que fazemos e aquilo que temos. Raramente seremos o que realmente somos. Por isso o tal do “status” é tão almejado e, por causa disso há muita rivalidade nos locais de trabalho, muitos confrontos que desgastam os relacionamentos que deveriam ser fortalecidos pela importância que eles representam em nossas vidas. Que possamos compreender, aprender e praticar o bom relacionamento, dando a nós mesmos e aos outros melhor qualidade de vida no trabalho. Para começar!

E para você, caro leitor, a vida é vista com esses olhos também? O que você faz para ter um bom relacionamento com seus colegas de trabalho e, principalmente, para ter qualidade de vida em seu ambiente profissional?

Abraço a todos, até a próxima.

Um comentário: